Segundo Eco*, “... Boas notícias: os livros continuarão indispensáveis, não só para a literatura, mas também para quaisquer circunstâncias em que é preciso ler com cuidado, não só com o intuito de receber informações, mas também de especular e refletir sobre elas. Ler uma tela de computador não é o mesmo que ler um livro...”
Todas estas facilidades só tem a estimular ainda mais o hábito de ler e facilitar o acesso a leitura. O uso das tecnologias só é mais uma forma de facilitar a produção e democrátização de conhecimento.
Quanto a importância de conservar o saber coletivo através de material impresso creio que se dê pelo fato da necessidade de um saber histórico, da conservação de inúmeros saberes e da construção de novos. No momento em que não há preocupação desta conservação acaba-se perdendo ao longo do tempo informações que tempo é capaz de consumir.
Para Eco*, “... As bibliotecas, ao longo dos séculos, têm sido o meio mais importante de conservar nosso saber coletivo. Foram e são ainda uma espécie de cérebro universal onde podemos reaver o que esquecemos e o que ainda não sabemos..."
Para provar o que digo criei esta postagem para que educadores que trabalham principalmente com crianças em séries iniciais tenham acesso a livros maravilhosos através da internet.
* Eco, Humberto - Muito Além da Internet
Fonte:http://www.ofaj.com.br/textos_conteudo.php?cod=16
1 comentários:
Oi Deisi,
gostei muito deste post, pois apesar de não trabalhar com iniciação à leitura sei o quanto isso se reflete depois no ensino de Português nos outros níveis de ensino.
Parabéns, teu blog está muito legal!
Postar um comentário