BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Literatura virtual



Muitos educadores se questionam: Afinal os livros estão com os seus dias contados?

Minha resposta seria não. Para quem gosta de ler, poder ter acesso a um bom livro é um grande prazer. Acredito que não, muito pelo contrário. Segundo alguns estudiosos o uso da internet resgata o uso da escrita, ou seja, nunca se escreveu tanto desde o email ou chats, pois agora temos os Blogs como ferramenta de escrita e produção textual, além de sites de relacionamento, e nós sabemos que a principal forma de comunicação entre eles é a leitura e a escrita!

Segundo Eco*, “... Boas notícias: os livros continuarão indispensáveis, não só para a literatura, mas também para quaisquer circunstâncias em que é preciso ler com cuidado, não só com o intuito de receber informações, mas também de especular e refletir sobre elas. Ler uma tela de computador não é o mesmo que ler um livro...”

Todas estas facilidades só tem a estimular ainda mais o hábito de ler e facilitar o acesso a leitura. O uso das tecnologias só é mais uma forma de facilitar a produção e democrátização de conhecimento.

Quanto a importância de conservar o saber coletivo através de material impresso creio que se dê pelo fato da necessidade de um saber histórico, da conservação de inúmeros saberes e da construção de novos. No momento em que não há preocupação desta conservação acaba-se perdendo ao longo do tempo informações que tempo é capaz de consumir.

Para Eco*, “... As bibliotecas, ao longo dos séculos, têm sido o meio mais importante de conservar nosso saber coletivo. Foram e são ainda uma espécie de cérebro universal onde podemos reaver o que esquecemos e o que ainda não sabemos..."

Para provar o que digo criei esta postagem para que educadores que trabalham principalmente com crianças em séries iniciais tenham acesso a livros maravilhosos através da internet.


Minhas dicas de livros infantis virtuais hoje são:

Olha o Olho da Menina - Marisa Prado, endereço: http://www.slideshare.net/thaisnolli/olha-o-olho-da-menina-312971

Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado, endereço: http://www.slideshare.net/Paderes/menina-bonita-do-lao-de-fita-presentation-848033

Era uma vez uma bruxa - Lia Zatz, endereço: http://www.slideshare.net/Bruxx/era-uma-vez-uma-bruxa

Abração e boa leitura!


* Eco, Humberto - Muito Além da Internet
Fonte:http://www.ofaj.com.br/textos_conteudo.php?cod=16


1 comentários:

Unknown disse...

Oi Deisi,
gostei muito deste post, pois apesar de não trabalhar com iniciação à leitura sei o quanto isso se reflete depois no ensino de Português nos outros níveis de ensino.
Parabéns, teu blog está muito legal!