BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tecnologias da informação e da comunicação e educação


A escola deve estar inserida dentro do processo de avanços tecnológicos do mundo. O uso das TICs torna a escola um ambiente participativo e divertido onde o aluno participa destes processos de avanços. A inclusão digital é fundamental para tornar a escola pública uma escola de qualidade, onde os alunos não são mais meros espectadores e sim autores de conhecimento.

Além disto, o uso das tecnologias nas escolas públicas favorecem a democratização e o acesso de tecnologias para alunos carentes ajudando a diminuir a desigualdade social.
Os professores que utilizam tecnologias em suas aulas estimulam o desenvolvimento intelectual e de comunicação de seus alunos, pois estes acabam transformando o conhecimento pronto que receberam e o transformam segundo o seu ponto de vista com o apoio e a colaboração dos professores. As TICs devem ser encaradas como uma nova forma de buscar conhecimento.
Mas para isso é importante salientar que se fazem necessárias políticas públicas de qualidade que valorizem o processo de evolução da educação e que estimulem a capacitação de professores para esta nova ferramenta de aprendizagem. As tecnologias devem ser inseridas como uma ferramenta auxiliadora do processo de desenvolvimento da qualidade da educação pública no Brasil.

0 comentários: