BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Gestão do tempo


Dentre os desafios que encontramos no nosso cotidiano esta a tentativa de ser "multitarefa", ou seja, nos sobrecarregamos de tarefas e temos que dar conta de tudo isso em um piscar de olhos. 

Neste contexto uma boa gestão do tempo é necessária. 

Visando isso baixei um  software gratuito para me auxiliar na organização das tarefas que tenho ao longo do dia.
Se vai dar certo eu não sei, mas vou testa-lo e depois compartilho o resultado :)



sábado, 1 de junho de 2013

Previsão de como será o cotidiano em 2020


Este vídeo apresenta uma hipótese de como será o cotidiano das pessoas em 2020 com o uso das novas tecnologias.



terça-feira, 28 de maio de 2013

Geração Y



"Quem se adapta melhor, pode evoluir com as mudanças..." 


Vale a pena assistir ao trailler de Você faz o que realmente ama?  - Somos a Geração Y (Legendado). 
Ótimo para a reflexão sobre o novo paradigma da educação frente as novas tecnologias.



sábado, 25 de maio de 2013

Prezi - Fluência Digital



terça-feira, 12 de outubro de 2010

Atividade com o filme O curioso caso de Benjamin Button: text, images, music, video | Glogster EDU - 21st century multimedia tool for educators, teachers and students

Atividade com o filme O curioso caso de Benjamin Button: text, images, music, video | Glogster EDU - 21st century multimedia tool for educators, teachers and students

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Literatura virtual



Muitos educadores se questionam: Afinal os livros estão com os seus dias contados?

Minha resposta seria não. Para quem gosta de ler, poder ter acesso a um bom livro é um grande prazer. Acredito que não, muito pelo contrário. Segundo alguns estudiosos o uso da internet resgata o uso da escrita, ou seja, nunca se escreveu tanto desde o email ou chats, pois agora temos os Blogs como ferramenta de escrita e produção textual, além de sites de relacionamento, e nós sabemos que a principal forma de comunicação entre eles é a leitura e a escrita!

Segundo Eco*, “... Boas notícias: os livros continuarão indispensáveis, não só para a literatura, mas também para quaisquer circunstâncias em que é preciso ler com cuidado, não só com o intuito de receber informações, mas também de especular e refletir sobre elas. Ler uma tela de computador não é o mesmo que ler um livro...”

Todas estas facilidades só tem a estimular ainda mais o hábito de ler e facilitar o acesso a leitura. O uso das tecnologias só é mais uma forma de facilitar a produção e democrátização de conhecimento.

Quanto a importância de conservar o saber coletivo através de material impresso creio que se dê pelo fato da necessidade de um saber histórico, da conservação de inúmeros saberes e da construção de novos. No momento em que não há preocupação desta conservação acaba-se perdendo ao longo do tempo informações que tempo é capaz de consumir.

Para Eco*, “... As bibliotecas, ao longo dos séculos, têm sido o meio mais importante de conservar nosso saber coletivo. Foram e são ainda uma espécie de cérebro universal onde podemos reaver o que esquecemos e o que ainda não sabemos..."

Para provar o que digo criei esta postagem para que educadores que trabalham principalmente com crianças em séries iniciais tenham acesso a livros maravilhosos através da internet.


Minhas dicas de livros infantis virtuais hoje são:

Olha o Olho da Menina - Marisa Prado, endereço: http://www.slideshare.net/thaisnolli/olha-o-olho-da-menina-312971

Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado, endereço: http://www.slideshare.net/Paderes/menina-bonita-do-lao-de-fita-presentation-848033

Era uma vez uma bruxa - Lia Zatz, endereço: http://www.slideshare.net/Bruxx/era-uma-vez-uma-bruxa

Abração e boa leitura!


* Eco, Humberto - Muito Além da Internet
Fonte:http://www.ofaj.com.br/textos_conteudo.php?cod=16


sábado, 5 de dezembro de 2009

Poster Virtual sobre Deficiência Visual Total

Na postagem a seguir esta o Poster que produzi sobre deficiência Visual total.

http://tecnologiasemidiasnaeducacao.blogspot.com/2009/12/glogster.html

Glogster

domingo, 11 de outubro de 2009

A evolussaum do Português com a internet

Esta charge do Maurício Ricardo é maravilhosa e muito divertida! É o desabafo de uma aluna internauta sobre a língua portuguesa e a sua evolução com as tecnologias!



Fonte: http://charges.uol.com.br/2008/05/26/cotidiano-evolussaum/?modo=baloes

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

BRINCANDO NO HAGÁQUÊ!!!!

Após explorar o programa educacional para produção de histórias em quadrinhos, HQ, este foi o resultado da minha brincadeira! hehehe O programa é muito legal e possui uma série de opções de ferramentas para a produção de HQs. É prático e muito bacana para trabalho em sala de aula.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Resultado do Projeto: Epidemias na História

Este vídeo foi apresentado no NTE - Porto Alegre, como resultado de um projeto realidado com meus alunos sobre as maiores epidemias da História. Durante este projeto fizemos uso das TICs com ferramentas de conhecimento.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

SAIU NO JORNAL ZERO-HORA DO RGS

Segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mais de 50% das escolas públicas estão conectadas

Foto: divulgação

divulgação

Cerca de 30 mil escolas públicas do Brasil já têm internet de alta velocidade. O Programa Banda Larga nas Escolas conectou mais de 50% das 56.720 escolas públicas urbanas do país. Os Estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo e o Distrito Federal lideram em número de escolas conectadas.

Até o fim deste ano, a expectativa é de que 45.381 estejam conectadas, o que corresponde a 80% de todas as escolas públicas urbanas. A meta da Anatel é de que, até o fim de 2010, todas as escolas públicas urbanas estejam conectadas, beneficiando cerca de 37 milhões de estudantes.

Conforme a "Tic Brasil", a vigência do programa vai até 2025, com compromisso de ampliação periódica da velocidade de conexão.

Postado por André Crespani às 13h30
Link: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=221370&blog=153&coldir=1&topo=3951.dwt

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tecnologias da informação e da comunicação e educação


A escola deve estar inserida dentro do processo de avanços tecnológicos do mundo. O uso das TICs torna a escola um ambiente participativo e divertido onde o aluno participa destes processos de avanços. A inclusão digital é fundamental para tornar a escola pública uma escola de qualidade, onde os alunos não são mais meros espectadores e sim autores de conhecimento.

Além disto, o uso das tecnologias nas escolas públicas favorecem a democratização e o acesso de tecnologias para alunos carentes ajudando a diminuir a desigualdade social.
Os professores que utilizam tecnologias em suas aulas estimulam o desenvolvimento intelectual e de comunicação de seus alunos, pois estes acabam transformando o conhecimento pronto que receberam e o transformam segundo o seu ponto de vista com o apoio e a colaboração dos professores. As TICs devem ser encaradas como uma nova forma de buscar conhecimento.
Mas para isso é importante salientar que se fazem necessárias políticas públicas de qualidade que valorizem o processo de evolução da educação e que estimulem a capacitação de professores para esta nova ferramenta de aprendizagem. As tecnologias devem ser inseridas como uma ferramenta auxiliadora do processo de desenvolvimento da qualidade da educação pública no Brasil.

sábado, 22 de agosto de 2009

Como mudar a template do Blog

Como enviar vídeos para o Youtube

sábado, 1 de agosto de 2009

sábado, 18 de julho de 2009

TDAH - Palestras virtuais WebMeetings


O TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade tem sido motivo de amplas discussões, gerando polêmica sobre sua real existência, freqüência, diagnóstico e tratamento. Sabe-se que o TDAH é o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância e adolescência e que merece atenção especial de pais e educadores. É importante que o TDAH seja considerado e diagnosticado adequadamente, e os pais e educadores tem papel fundamental até chegar ao diagnóstico pelos especialistas.

Através de palestras em Webmeeting, você aprenderá mais como lidar com o desafio do transtorno de déficit de atenção e da hiperatividade.

Além disso se o professor cadastrado gratuitamente no site assistir pelo menos 6 dos 8 vídeos receberá um certificado de participação que estará disponível para download no site.
Acesse:

http://www.atençãoprofessor.com.br/cadastrese.asp




O que é WebMeeting ?

É a transmissão de eventos via internet. Através da web, você poderá ver,
ouvir e interagir com os palestrantes ao vivo.
O público vê e ouve os palestrantes, acompanha os slides das apresentações e interage, em tempo real, enviando perguntas e participando de enquetes.
Após a transmissão ao vivo, o conteúdo continua disponível
para acesso on-demand.

Biblioteca Mundial digital da UNESCO

Nela você pode encontrar materiais literários e mapas de todo o mundo!

É só acessar o site http://www.wdl.org/pt

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - HQ

Uma das formas de tornar uma aula interessante com o uso das TICs é a criação de histórias em quadrinhos. Os alunos poderão se divertir, aprender e produzir conhecimento!

O site Pixton possui um programa onde após um cadastro gratuito é possível produzir histórias em quadrinhos com os alunos. O site é http://pixton.com/br/

Outro site bacana é o HangáQuê, software gratuido para criar história em quadrinhos. Você pode fazer o download gratuito através do site http://www.hagaque.cjb.net/

quinta-feira, 2 de julho de 2009

TRABALHO FEITO POR UMA ALUNA DA T63

terça-feira, 30 de junho de 2009

Como mudar sua Template do Blog

Mudar a template do seu blog é muito simples! Existem vários sites com modelos de templates mas acredito que o Pyzam é um dos mais legais. Vou explicar passo a passo como isto pode ser feito através do vídeo que você pode assistir no Youtube através do link a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=uOZFn905vhE

O site americano Pyzam possui uma série de layouts para você utilizar em seu Blog.
Vale a pena conferir. O site do Pyzam é

http://www.pyzam.com/bloggertemplates

domingo, 14 de junho de 2009

Blogs na educação: por que não?

Publicado em: 10 de Fevereiro de 2006
*

Como não poderia deixar de ser, os educadores entrevistados nesta reportagem mantêm seus próprios diários virtuais, nos quais abordam temas e pesquisas de tecnologia educacional, comentários sobre suas experiências e até mesmo relatos de suas vidas pessoais.

Aproveite para conhecê-los melhor acessando seus blogs! Não esqueça de fazer um comentário!

Meus Estudos em Rede
Blog da professora Clausia Mara Muzinatti

Onde anda Su?
Blog da pesquisadora Suzana Gutierrez

Aprendente
Blog do educador Jarbas Novelino Barato

Veja mais matérias

Se você acredita que blogs são coisas apenas para adolescentes que gostam de espalhar suas aventuras pela rede, pode se preparar para rever seus conceitos.

Cada vez mais educadores vêm percebendo - e valorizando - o potencial pedagógico desta e de outras ferramentas disponíveis na Internet, além dos bons momentos de diversão para alunos e professores que são proporcionadas pelo recurso.

Experiências bem-sucedidas não faltam para convencer aqueles que ainda não se renderam aos seus encantos.

"O blog traz infinitas possibilidades para a educação. Devemos incentivar seu uso, não brecá-lo", argumenta Clausia Mara Muzinatti, professora de informática do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo (SP).

Administrando um Zoológico

Fã do uso dos diários virtuais na educação, Clausia diz que os espaços devem ser um recurso mais explorado pelos professores, por serem de fácil utilização e, principalmente, por falarem a linguagem dos alunos.

"Os alunos aprovam a idéia e se sentem à vontade com a publicação de seus trabalhos na internet", acrescenta.

"Imaginação é o limite"

Democráticos, os blogs, a exemplo do MSN Spaces, inteiramente gratuito, podem e devem ser utilizados por professores como complemento ao ensino de todas as matérias, do ensino infantil ao superior.

Produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos - tudo é possível por meio do blog.

Para Jarbas Novelino Barato, professor de Tecnologia Educacional do Senac-SP e autor de diversos livros na área, tudo depende da imaginação do educador na hora de propor as atividades.

"É um espaço muito interessante, autoral. Os alunos se sentem orgulhosos e querem realizar bons trabalhos, que sejam valorizados pelos outros. Se o professor souber aproveitar, poderá ter ótimos resultados", explica.

Estímulo à criatividade

A própria linguagem dos blogs, que permite a socialização por meio de comentários, faz com que os estudantes se sintam motivados a inovar com mais liberdade que nos meios tradicionais.

"Não podemos mais inibir o aluno, que já está tão acostumado com aquela caneta vermelha rabiscando o texto. O interessante do blog é que o estudante se manifeste sem restrições, interagindo com outros alunos e professores", enfatiza o professor Jarbas.

Opinião semelhante é a da educadora Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estudiosa do tema desde 2002.

"Para que as possibilidades como colaboração, co-autoria, autonomia, expressão pessoal, sejam plenamente satisfeitas, é importante que a proposta do blog permita isso", salienta.

Administrando um Zoológico

Segundo Suzana, não adianta criar um blog no qual os comentários sejam moderados ou que exijam senhas para acesso ao conteúdo. "Senão, é como se fosse um caderno digital de uma proposta de ensino convencional".

Na onda dos fotologs

Até os fotologs, diários de fotos online, tão populares entre os jovens, podem trazer contribuições valiosas para a educação, como conta a professora Eliana Maria Gastaldi, professora e coordenadora da sala de Informática da Escola Municipal João Costa, de Joinville-SC:

"Quando os alunos viajam para algum lugar, para fazer estudo do meio, incentivamos que publiquem as fotos no fotolog. Eles adoram e fazem comentários sobre o que viram e aprenderam".

A professora lembra de um passeio que os estudantes da 4ª série da escola fizeram para a cidade histórica de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, em setembro de 2005 http://passeiosaochico.nafoto.net/.

Na volta, ficaram empolgados com a idéia de registrar tudo na internet. Não faltaram comentários sobre o lanchinho, as aventuras e os pontos turísticos.

Crie já o seu

Com tantas possibilidades pedagógicas, não dá para ignorar o quanto os blogs e fotologs podem contribuir positivamente no processo ensino-aprendizagem e aumentar a comunicação dos educadores e alunos. Siga nossas orientações e crie o seu agora mesmo!

Capriche na proposta da atividade. Ela deverá ser bastante atraente, para que os alunos se sintam motivados a pesquisar e publicar.

Trata-se de um blog colaborativo (todos os alunos participam), individual ou em grupos?

Veja também se irá avaliá-los pelo blog e avise quais critérios serão observados.

Publique textos complementares, dicas de links, imagens e notícias relacionadas ao assunto com freqüência, para movimentar os debates no blog.

Estimule a criatividade de seus alunos, permitindo que se manifestem sem muitas restrições.

Aproveite o espaço virtual para ampliar debates que ficaram de fora na sala de aula.

Mas lembre-se: o mais importante para o sucesso da empreitada é que alunos e professores se sintam à vontade com o novo recurso à disposição. Aproveite o momento - é hora de blogar!

Reportagem: Vivian Ragazzi
Arte: Luciana Tenório
Fotos: arquivo pessoal


Texto retirado da página:

http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/blogs_na_educacao.mspx

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Uso dos Blogs na Educação

Este é um vídeo muito interessante e cativante que descobri no Youtube.


http://www.youtube.com/watch?v=Ppm7SDn0H84

quinta-feira, 28 de maio de 2009

VI Congresso Internacional de Educação

Ocorrerá entre os dias 17, 18 e 19 de Agosto na Unisinos, São Leopoldo-RS, VI Congresso Internacional de Educação que tem como tema Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados?. O congresso abordará o uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar. Maiores informações acesse o site:

http://www.unisinos.br/eventos/congresso_educacao/

Projeto Enlaces - Chile

O governo do Chile promove o projeto Enlaces desde 1992 que incorpora tecnologias de informação e comunicação no sistema educativo chileno. Veja o vídeo com depoimentos de alunos e educadores sobre o projeto.

http://www.youtube.com/watch?v=PZnQSnN3O5A

O uso de TICs faz parte da nossa evolução!



"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta,que me insere na busca, não aprendo nem ensino" Paulo Freire